IGREJA SEGURA: TEMA NEGLIGENCIADO

Data: 02/10/2024

Jaqueline Dutra (Dioce­se Anglicana de Pelo­tas), participou da Conferência sobre Igreja Segura, ao lado de outros 80 representantes da Comu­nhão Anglicana de todos os continentes. Marcel Pereira (Diocese Anglicana do Para­ná) é outro representante da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Jacqueline é membro da Comissão Provincial, en­quanto Marcel integra a co­missão internacional (Comunhão Anglicana). O evento aconteceu em Bu­lawaio, Zimbabue (África).

“A Comunhão Anglicana tem trabalhado o tema e recomendando as igrejas membros a fazerem o mes­ mo”, informa o relatório compartilhado com a Provín­cia. “Igreja Segura é um te­ma                    importante, mas negligenciado e ainda não priorizado pelas Províncias”, diz o documento. Segundo a Dra. Kim Baker, consultora da Comissão Anglicana Igreja Segura, “o abuso pode se manifestar de várias formas”. Portanto, “pensar e falar so­bre abuso pode ser angusti­ante para quem sofreu ou sofre abusos ou violações e também para quem viu alguém passar por situações de abuso.

O texto destaca ainda que no Plano de Deus havia igualdade, valor e dignidade. A visão bíblica encoraja a pessoa cuidar de si mesma e das irmãs e irmãos”. A Bispa Rose Okeno, da Diocese de Butere, Igreja Anglicana do Quênia, destaca que o texto do profeta Miquéias 6.8 lança luzes sobre este tema e motiva sua reflexão.

Segundo o relatório, cinco questões são relevantes e merecem a reflexão da igreja: “Que tipo de comunidade Deus está nos chamando a ser?; como o tema salva­ guardar se encaixa no mi­nistério do evangelho?; como o  tema  salvaguardar  está sendo trabalhado na forma­ção do clero?; e por fim, é correto continuar fortalecen­do a cultura do silêncio?

Resumo ­ Jacqueline re­sume assim os principais temas da Conferência: “vul­nerabilidades, poder, abusos, cuidados, habilidades, pas­torais de escuta, justiça, cu­ra, reconciliação e perdão”. E por fim destaca: “O evento nos possibilitou conheci­ mento para reproduzir e conduzir o trabalho em nos­sa Província”.

Representantes do conti­nente americano definiram um encontro on­line para o dia 25 de novembro de 2024.