Data: 28/08/2012
Com a coordenação do SADD (Seminário Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento), aconteceu na cidade de Luziânia, a 60 km de Brasília, no estado de Goiás, de 23 a 26 de agosto, o seminário de avaliação dos projetos de ação social apoiados pela instituição e também o encontro da Câmara dos Bispos e do Conselho Executivo. Além dos bispos e contatos diocesanos participaram representantes internacionais da Colômbia, Gana e Estados Unidos.
O SADD conta com o apoio das dioceses da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) e das agências internacionais Episcopal Relief and Development (ERD), Christian Aid e Anglican Alliance.
Houve partilha de experiências, debates, palestra motivacional, planejamento e definição de estratégias para os próximos cinco anos. A Diocese Anglicana de Pelotas, com a Associação Amar: Criança e Família, com dois projetos apoiados pelo SADD, esteve representada pelo bispo diocesano Dom Renato Raatz, o contato diocesano Revda. Dilce Paiva de Oliveira , pelo representante dos projetos Cristiano Dutra Raatz e Maria Beatriz Neitzke como membro do conselho executivo.
O encerramento do Seminário aconteceu na Catedral da Ressurreição, em Brasília, no domingo 26 de agosto, com a celebração presidida pelo bispo primaz Dom Mauricio Andrade e mensagem proferida por Dom Orlando Santos de Oliveira, da Diocese Meridional, Porto Alegre.
A representante do ERD (Episcopal Relief and Development) de Nova Iorque, que também participou do Seminário, visitará a Diocese de Pelotas nos dias 3, 4 e 5 de setembro.