Reflexões: Nossa Pátria Amada

Data: 10/09/2012

 

 

Loide Matos Montezano – Catedral do Redentor

Há pouco, vivemos a Semana da Pátria. No domingo 2 de setembro, na Catedral Anglicana do Redentor, houve um Ofício de Ação de Graças pela passagem de mais um aniversário da Independência do Brasil. Na verdade, esse ato religioso já é uma tradição nesta Igreja. Na ocasião, usou da palavra o Sr. Paulo Ricardo de Oliveira, o qual deixou uma mensagem de esperança para o povo do nosso Brasil. Também, foi muito bem lembrada a experiência de décadas atrás, quando os preparativos para as comemorações da Independência ocupavam muitas horas das atividades escolares. Com saudade, ao que nos parece, foram rememoradas as oportunidades em que era entoado o Hino Nacional e hasteada a Bandeira do Brasil no Altar da Pátria e nos diversos órgãos públicos. Eu, pessoalmente, vivenciei essas comemorações. Como bem mencionou o orador, eram momentos de emoção e de orgulho, quando ao desfilarmos marchando na Avenida, em honra a nossa Pátria amada, ao som de ritmadas bandas, víamos lá no Altar da Pátria, entre as autoridades, a pessoa do Dr. Apody Almeida de Oliveira, Presidente da Liga de Defesa Nacional, como um verdadeiro guardião do civismo.

Os tempos de hoje são diferentes daqueles dos anos 50, 60, 70, 80…, mas o sentimento de amor à nossa terra natal, ao nosso querido Brasil, está sempre muito vivo nos corações do povo brasileiro desta linda cidade de Pelotas, nossa Princesa de 200 anos! Durante o Ofício do dia 2 de setembro, na Igreja da hera verde, um sonho de esperança se reacendeu, quando o belo templo se encheu dos acordes maravilhosos do Hino Nacional Brasileiro, executado com brilhantismo pelos músicos da banda da nossa gloriosa Brigada Militar. A emoção nos levou às lágrimas!

Nossa oração a Deus é de gratidão pelo dom do amor à terra onde nascemos e de petição para que o nosso Brasil seja realmente uma Pátria amada pelo seu povo e que este povo possa aqui viver com paz, saúde e justiça!