Diocese Anglicana de Pelotas

Pré-Consulta Teológica

A Diocese Anglicana de Pelotas esteve representada na pré-consulta teológica da Área Um,integrada pelas três dioceses do sul (Anglicana de Pelotas, Meridional e Sul-Ocidental, e ainda a Diocese Anglicana do Uruguai, na condição companheira fraterna). A pré-consulta aconteceu   em Santana do Livramento, RS, nos dias 28 e 29 de julho, com a assessoria do Rev. Carlos Eduardo Calvani, coordenador do CEA (Centro de Estudos Anglicanos). Participaram o bispo diocesano D. Renato Raatz e os Revs. Edison Eulálio Matos, Eraldo Carvalho e Ramacés Hartwig; e os leigos Odete Carvalho e Antonio Luiz Coimbra.

Na celebração de abertura, a coordendora Acadêmica do SETEK (Seminário Teológico Egmont Krischke), de Porto Alegre, Professora Vera Lúcia Simões de Oliveira, acolheu os participantes e lembrou que o primeiro seminário teológico da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil foi criado em 1903, na cidade de Rio Grande, sob o lema “e o verbo se fez carne”. Segundo Vera Lúcia, “recebemos o desafio de propiciar uma formação teológica ministerial e pastoral, profundamente encarnada na realidade e a serviço da missão de Deus na terra brasileira.”

Após a celebração, presidida pelo bispo da Diocese Sul-Ocidental, Dom Francisco de Assis da Silva, o coordenador do CEA partilhou documento apresentado na Câmara dos Bispos sobre a realidade da educação teológica no Brasil. Explicou que o  anseio de todos é que se tenha um estudo teológico sólido com boa formação litúrgica e sacramental. “Precisamos de clérigos bem preparados”. Mas aponta algumas dificuldades: ausência da cultura de intercâmbio, amadorismo pedagógico e visão limitada a uma educação teológica apenas para a ordenação.

Representante da ESTEF (Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana) de Porto Alegre, professora Kátia partilhou a experiência de formação telógica, desenvolvida pela Igreja Católica. Uma instituição com 25 anos de atividades, reconhecida pelo MEC,  que prima pelos princípios da relação método e conteúdo (modo de fazer teologia), relação teoria e prática (fé e engajamento social e eclesial) e discipulado mútuo (relações corresponsáveis). Lembra que este ano foi firmado um convênio entre ESTEF e SETEK, com a possibilidade da integralização do curso de telogia anglicano.

Organizados em três grupos, os participantes da pré-consulta refletiram sobre questões canônicas, questões estruturais e modos oporandi (JUNET, Seminários e CEA) e questões de conteúdo e modelo (perfil, ênfases, etc.). Os participantes produziram um documento que será debatido na Consulta Teológica, que acontecerá em setembro, na cidade de São Paulo, da qual participarão representantes de todas as dioceses.

Twitter Dapsul Youtube Dapsul

Diocese Anglicana de Pelotas

diocese@dapsul.com.br

53 3011.4323

Sinope Desenvolvimento Digital