Diocese Anglicana de Pelotas

Paróquia do Divino Salvador tem novos membros confirmados

 

 

A Paróquia do Divino Salvador, em Santa Helena, a 30 km de Pelotas, recebeu a visita pastoral do bispo diocesano Dom Renato Raatz, no dia 23 de outubro, quando confirmou cinco pessoas e recebeu na comunhão da Igreja outras quatro. O templo estava praticamente lotado para acolher os novos confirmados: Alisson Vinicius Stumpf, Bruna Weber Wachholz, Laís Ludwig Helling Letiane Ludwig Mielke e Nubia Elisabete Vergara. E foram recebidos à comunhão da Igreja: Claudia Eliane Weber Wachholz, Elton Neitzke Wachholz, Lisiane Vergara Matias e Mauricio Stigger.

Os anglicanos firmaram raízes na área rural de Pelotas lá pelos idos de 1904. No ano seguinte Dom Lucien Lee Kinsolving fez as primeiras confirmações na região. Em 1912 foi construído um majestoso templo, todo de pedra. O primeiro da região. Em 1972, já bastante deteriorado, na iminência de ruir, o histórico templo foi demolido. E um ano depois estava erguido o atual templo, amplo, moderno e bonito. Feito com recursos próprios, graças ao trabalho e dedicação dos anglicanos daquele local. O construtor, José Melo, faleceu recentemente e foi velado no único templo que construiu.

Espírito missionário, dom da música, trabalho com juventude, educação cristã – atividade com crianças – foram características fortes da Paróquia do Divino Salvador. O templo ficava lotado para assistir peças teatrais com temas religiosos, especialmente no Natal. O coral da paróquia atuou por vários anos, embelezando as celebrações regulares e especiais. Na música também a Paróquia do Divino Salvador se destacou por seu pioneirismo, ao implantar o festival de corais. Após cessar suas atividades, o coral foi seguido pelo quarteto, que também calou suas vozes, ficando apenas a lembrança daquele glorioso tempo com um CD gravado, com vários hinos. Mas a semente da música continuou a germinar e está produzindo seus frutos, agora com um trio formado pela família Mayer: Carlos, Jaqueline e Felipe – instrumental e vocal. Outras pessoas estão se juntando ao grupo familiar, caracterizando assim a diversidade anglicana.

Para manter o pioneirismo da comunidade anglicana, formada por pequenos agricultores, este ano foi dedicada pelo bispo diocesano a Escola de Informática para Agricultores. Santa Helena está conectada com o mundo, via internet. Esta é a primeira inserção digital na Diocese Anglicana de Pelotas. Mais uma vez a Paróquia do Divino Salvador dá um importante testemunho de pioneirismo e criatividade, com os pés no presente e o olhar no futuro.

A paróquia está sob o pastorado do Rev. Ramacés Hartwig desde março de 2010. Seu antecessor foi o Rev. Ivo Telexe Dutra, filho da terra, tendo exercido também o ministério de catequista por largos anos. Seu pai, Rev. Honorato Dutra, Diácono Permanente, serviu como Ministro Encarregado, por vários anos. Santa Helena deu ainda mais dois clérigos para a Igreja: os irmãos Nilton e Cleny dos Santos Vergara. Hoje ambos são ministros eméritos, mas ainda servindo a Igreja de Cristo, com zelo, fidelidade e dedicação.

Twitter Dapsul Youtube Dapsul

Diocese Anglicana de Pelotas

diocese@dapsul.com.br

53 3011.4323

Sinope Desenvolvimento Digital