Diocese Anglicana de Pelotas

Mulheres 120 anos de dedicação e trabalho.

 

A Paróquia do Salvador completou no mês de outubro de 2011 120 anos de trabalho evangelístico na cidade do Rio Grande. O início do trabalho se dá em outubro de 1891 com a chegada dos missionários da Igreja Episcopal Americana , mais precisamente vindos do seminário do estado de Virginia, “diga-se de passagem” que foram todos estes anos de trabalho continuo sem nenhuma interrupção. Pela grande importância que representou e representa atualmente a cidade, os membros da mesma sentem-se na obrigação de não deixar passar em branco, tão importante e significativa data. Para tal, estão preparando uma grande programação onde consta a participação de: corais , grupos de canto, grupo de violinos, grupo de Jovens, Movimento de Cursilho, Ordens e Irmandades estes todos pertencentes a nossa Igreja e ainda outros de todos os seguimentos da sociedade que serão também convidados.

O trabalho das mulheres em nossa Igreja começa junto com a implantação da Igreja no Brasil, elas sempre estiveram juntas sendo em muitas situações ,decisivas na criação de muitas missões, paróquias e trabalhos sociais, muitos deles continuam ainda hoje somente pelo trabalho dedicado das mulheres. A origem do trabalho das mulheres na Igreja é portanto , tão antigo quanto a criação da Igreja no Brasil, dados históricos nos contam que a primeira organização de mulheres surge na então Capela do Salvador em Rio Grande em 26 de abril no ano de 1894 , que curiosamente teve como 1º presidente um homem ,o então diácono Vicente Brande. Os objetivos da Sociedade de Artefatos eram três: Ajudar na obtenção do dinheiro para a construção do templo. – Executar trabalhos a manuais. 3º- Aprender os princípios do ganho e uso do dinheiro na economia doméstica. As fundadoras e primeiras contribuintes foram: Alice Kinsolving (secretária) Adelaide Brande (tesoureira) Emilia Krischke, Maria Jockensen, Carlota Oliveira, Luiza Gill, Raquél Fortes Lages, Maria do Carmo e Atiliana Pingret. Quatro anos após, em 28 de abril 1898, dona Alice Kinsolving em uma assembléia de senhoras na mesma Capela do Salvador, cria o primeiro núcleo da SAE – Sociedade Auxiliadora de Senhoras, que hoje chamamos de UMEAB.

Em nossa Diocese como nas demais, o trabalho das mulheres é fundamental a continuidade e o desenvolvimento da Igreja e em todos os segmentos elas tem contribuído com seu carinho e cuidadoso zelo, por tudo aquilo que diz respeito a organização e sustentabilidade da missão.

ENCONTRO BINACIONAL DE MULHERES

Ainda dentro das festividades, a Paróquia do Salvador acolherá nos dias 12 e 13 de Novembro o Enconto Binacional de Mulheres com representantes da Área 1 (Diocese Sul– Ocidental /Anglicana de Pelotas /Meridional e do Uruguai).

Twitter Dapsul Youtube Dapsul

Diocese Anglicana de Pelotas

diocese@dapsul.com.br

53 3011.4323

Sinope Desenvolvimento Digital