MENSAGEM SEMANAL

Data: 12/07/2024

“A alegria está no coração, de quem já conhece a Jesus, a verdadeira paz só tem aquele que já conhece a Jesus”. E a leitura indicada para este domingo nos chama para celebrar a alegria de quem entende que “o melhor da vida sempre vem de graça” e percebe o tanto de graças que acontecem de graça a cada momento.

A carta de Paulo aos Efésios (Efésios 1, 3 – 14) é um convite a “contar as muitas bênçãos” que recebemos a todo momento, e na correria do dia a dia, ou quando bate aquela “bad”, às vezes acabamos não conseguindo ver! Será que temos motivos para celebrar? Sempre! Estamos aqui, estamos respirando, estamos em comunhão. Vamos celebrar!

Ter no olhar um filtro de gratidão pelas coisas que acontecem não é o contrário de ser crítico e perceber quantas coisas estão erradas ou gostaríamos que acontecessem de forma diferente no mundo. Enquanto igreja, nos cabe procurar transformar essas injustiças e violências, promovendo sempre a paz, conforme as marcas da missão da Comunhão Anglicana nos guiam. Mostrar para as pessoas do meu convívio o quanto o mundo é bom (ou pode vir a ser a partir da minha ação), também é uma forma de proclamar as boas novas do reino de Deus.

A fé me faz ver o mundo com esperança. Talvez seja importante ver o mundo com os olhos de criança, um olhar que brilha e está disposto a se surpreender, que ainda não se acostumou, achando que já viu tudo ou ficou anestesiado por ver demais. Uma curiosidade questionadora que deve nos impulsionar para a ação: fazer do lugar onde eu estou um lugar melhor, justo para todas as pessoas.

Algumas músicas me ajudam a  lembrar a importância de ter esse olhar de gratidão perante o mundo: “Se acostume com a felicidade, Seja inteiro e não pela metade, Celebrar!”, afinal de contas, “Felicidade é só questão de ser!”. Ao fazer a leitura bíblica acima citada, logo me lembrei do Hino 118 do nosso hinário: eu adorava tocar ele quando era criança, mesmo não entendendo muito bem o sentido de todas aquelas palavras difíceis. O ritmo alegre da marcha e as vozes de todas as pessoas cantando junto me traziam alegria e indicavam o que uma das frases diz: “E fortalecido tudo vencerás”

A música tem disso: quando muitas pessoas cantam juntas, é bonito de sentir, soar junto leva a um estado de êxtase. Pode ser em comunidade, na igreja ou em algum show de música popular. Fica como dica assistir o show AmarElo do Emicida, especialmente quando o teatro vem abaixo lembrando Belchior: “Presentemente eu posso me considerar um sujeito de sorte, porque apesar de muito moço, me sinto são e salvo e forte, tenho comigo pensado Deus é Brasileiro e anda do meu lado e assim já não posso sofrer no ano passado!”

E para encerrar, misturando Arnaldo Antunes com Chorão, eu penso “põe fé que já é!”, pois com fé ficamos “poderosos”, já que nos unimos. Essa união, carregada de amor, nos faz construir “pontes indestrutíveis”, e isso é mais um motivo para celebrar! Por isso, canto: Graças, Senhor, eu rendo muitas graças!

Vitória Feldens