Data: 12/08/2024
Nos dias 27 e 28 de julho, o CEBI Sul promoveu o Seminário “Juventudes e Adultocentrismo (e um exercício de hermenêutica juvenil)” no Instituto Salette em Curitiba/PR. O evento contou com a presença de jovens e adultos dos três estados do Sul e representantes do CEBI Jovem do Nordeste.
Bruna Sigales(DAP) e Vivian Liz(DM) estiveram representando a Área I juntamente com o Reverendo Antônio Terto(DAP).
José Luiz Possato Jr., especialista em juventudes e coordenador do CEBI-RS, conduziu as atividades utilizando a metodologia do Ver, Julgar e Agir. Analisamos a construção histórica e cultural da categoria “juventude” dentro da sociedade contemporânea, marcada pelo sistema neoliberal e pelo patriarcado.
Abordamos dados demográficos e estatísticas da violência do IBGE, destacando que os jovens são as principais vítimas, especialmente mulheres e negros.
Refletimos sobre questões cruciais: “A quem interessa o silenciamento dos jovens?” e “Quais forças investem no discurso do empreendedorismo, sequestrando a pauta do protagonismo juvenil?”.
Fizemos exercícios de hermenêutica juvenil com leituras bíblicas, revelando a tradução de termos hebraicos que colocam os jovens como propriedade de um patriarca, reforçando a inferioridade.
Dialogamos sobre como o adultocentrismo é um desdobramento do patriarcado e como, na lógica capitalista neoliberal, a vitalidade juvenil se torna um negócio lucrativo.
Inspirados por Paulo Freire, debatemos a importância do protagonismo juvenil na luta contra as estruturas opressoras.
Os jovens, guiados pelos representantes do CEBI Jovem NE – Carlos, Nathy e Kefren – propuseram um encontro da juventude do CEBI Sul para 2025. Foram escolhidos três jovens para articular esse evento: Marcelino (IECLB-PR), Bruna (IEAB-RS) e Lara (ICAR-SC).
Os adultos se comprometeram a caminhar ao lado dos jovens, estudando e discutindo modelos de convivência que não sejam adultocêntricos.
Ao final do encontro, Bruna Sigales, fez o convite para que todos os jovens pudessem participar do Acampamento Missionário que a Diocese Anglicana de Pelotas promove durante o verão, no Instituto Reverendo Severo. Vamos juntos construir uma sociedade mais justa e inclusiva! 🌟
Matéria adaptada de: CEBI- NACIONAL



























