Diocese Anglicana de Pelotas

Igreja Cabeluda : Catedral do Redentor sofre com ação do tempo

UM DOS MAIS CONHECIDOS PONTOS TURÍSTICOS DE PELOTAS PRECISA DE AJUDA DA COMUNIDADE PARA SER RESTAURADO COM URGÊNCIA. CONSTRUÍDA EM ESTILO GÓTICO-CÉLTICO, A IGREJA ABRIU SUAS PORTAS AO PÚBLICO EM 1892.

 

A Igreja Cabeluda, como é carinhosamente conhecida a Catedral Anglicana do Redentor, localizada na rua XV de Novembro, esquina com a rua Gen. Telles, está em busca de parceiros que ajudem na conservação e restauro deste patrimônio histórico do município.

As marcas e os problemas são vistos já pelo lado de fora. Uma série de vitrais que compõe a fachada do prédio está quebrada e caindo. Há também problemas internos, como infiltrações, danos causados por cupins e necessidade de reparos gerais, inclusive na parte elétrica.

UM dos mais conhecidos pontos turísticos de Pelotas precisa de ajuda para ser restaurado

UM dos mais conhecidos pontos turísticos de Pelotas precisa de ajuda para ser restaurado

BUSCA DE APOIO

A Comunidade Anglicana do Redentor pede ajuda para as obras mais urgentes. É importante lembrar que, recentemente, os poderes Executivo e Legislativo envidaram esforços, até com disputa entre eles, para o restauro da imagem de Iemanjá, danificada num incêndio na Gruta do Barro Duro.

Outra entidade envolvida naquele episódio da Estátua de Iemanjá, a Universidade Federal de Pelotas, já manifestou interesse em apoiar o restauro da Igreja Cabeluda. Uma reunião na tarde desta quinta-feira entre professores do curso de Conservação e Restauro da UFPel dará início às avaliações do que precisa ser feito.

ATRAÇÃO TURÍSTICA

A Catedral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é conhecida como a Igreja Cabeluda, por sua característica de ser coberta por uma vegetação trepadeira do tipo hera. Construída em estilo gótico-celtico, abriu suas portas ao público em 1892.

Sua torre possui 27 metros de altura. Os vitrais vieram de Nova York, apresentando motivos com símbolos e textos bíblicos. Sua construção foi possibilitada através de fundos angariados em campanhas pelos paroquianos.

A elevação a catedral ocorreu em 1988. Seu coral, que leva o nome de Eunice Lamego, uma de suas maiores regentes, é considerado como muito expressivo. A Igreja do Redentor dispõe de um órgão elétrico de rara beleza.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/igreja-cabeluda-catedral-do-redentor-sofre-com-acao-do-tempo/

Twitter Dapsul Youtube Dapsul

Diocese Anglicana de Pelotas

diocese@dapsul.com.br

53 3011.4323

Sinope Desenvolvimento Digital