Data: 17/05/2013
Assembleia Nacional do Dia Mundial de Oração
aprova sediar encontro Internacional no Brasil
O Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo, RS, sediou a 15ª assembleia nacional do Dia Mundial de Oração (DMO), no mês de Abril. A Diocese Anglicana de Pelotas esteve representada por Erna Vergara, Maria Dora Gomes e Revda. Zoar Coimbra Gonçalves. O movimento ecumênico na zona sul reúne mulheres das igrejas católica romana, luterana e anglicana desde 1980.
Presidiu a assembleia Cheila Kummer, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, que acolheu a diretora executiva do Comitê Internacional, com sede em Nova Iorque, a Revda. brasileira Rosangela Soares de Oliveira, da Igreja Metodista. O Rev. Daniel Barbosa, da primeira Igreja Independente Presbiteriana do Brasil, de Sorocaba, SP, coordenou estudo bíblico baseado no tema da liturgia da celebração ecumênica do ano que vem, “Manancial do Deserto”, organizada pelas mulheres do Egito.
A assembleia abriu espaço para a representação internacional do Dia Mundial de Oração que discorreu sobre os princípios do movimento ecumênico com a participação das mulheres, salientando que o DMO é um processo com o propósito de envolver e ampliar novas relações.
As brasileiras aceitaram o desafio da Revda Rosângela para que o Brasil seja o país sede do Encontro Internacional do Dia Mundial de Oração, em 2017. E com este desafio em mente a assembleia nacional elegeu a diretoria para o próximo triênio, que ficou assim constituída: Presidente: Cheila Kummer – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); Vice presidente: Erna E. Vergara – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB); 1ª secretária: Ione Martins – Igreja Independente Brasil (IPI); 2ª secretária: Sonia do N. Palmeira – Igreja Metodista Brasil (IMB); 1ª tesoureira: Ivone B. Beill – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil ( IECLB); 2ª tesoureira: Helena Beatriz – Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
Ester Suzana Renner foi convidada pela presidente para atuar como elemento de ligação com a executiva Internacional do Dia Mundial de Oração. Segundo a representante anglicana de Pelotas, Erna Vergara, a assembleia representou “um momento de oração, louvor e reflexão.”