Data: 12/03/2024
Na foto destacamos as mulheres da nossa Diocese. Ministras Leigas, Diaconisa, Presbítera e Bispa.
Março é o mês de aniversário da Diocese Anglicana de Pelotas, cuja implantação aconteceu no dia 12 de março de 1989, no tempo quaresmal. Este ano a celebração de ação de graças do 35o. aniversario aconteceu no sábado 9, precedida do encontro diocesano de ministros leigos e ministras leigas, na Catedral do Redentor. Paróquias e missões estavam representadas. O encontro começou pela manhã, motivado pela bispa diocesana Meriglei Simim que enfatizou o uso do Livro de Oração Comum e a preparação cuidadosa da liturgia na celebração semanal. Ponderou ainda a importância da preparação devocional dos ministros e ministras, sempre acompanhada do estudo da Bíblia, história da igreja, liturgia, e vivência da fé e testemunho do Evangelho.
Os 14 ministros e ministras estavam acompanhados dos respectivos párocos e paroca que também participaram ativamente do encontro e partilharam experiências. A tarde houve momento prático sobre o zelo com o altar e cuidado com os paramentos e linhas da comunhão. O encerramento aconteceu às 15h, com celebração eucarística presidida pela bispa diocesana e co- celebração dos presbíteros presentes. A Revda Maria Isabel Rodrigues Lima, reitora da área pastoral Santo Antônio (Florida, interior de Canguçu), foi a pregadora.
Em sua pregação Revda Isabel saúda o tempo de caminhada da Diocese e de todas as pessoas quem fizeram e fazem parte dessa história: “Deus seja louvado por tantas mãos humanas que fizeram e fazem parte desta história: Nossos bispos(a) D. Prado, o bispo austero, D. Sebastião, o Mestre Paternal, D. Renato, o compreensivo que sempre estava pronto a nos escutar, e nossa atual bispa, que é o símbolo da Ruah divina em nosso meio, movimentando, colocando a mão na massa para que a Diocese caminhe o mais de pressa, da melhor forma possível. Cada um com sua personalidade diferente, mas com importância ímpar para o crescimento da DAP. Todos os Revds(as) que aqui passaram ou que aqui estão, os Ministros(as) e principalmente todo o povo leigo. Que batalharam em árdua luta, para que hoje celebremos esses 35 anos da nossa Diocese! Nosso sentimento hoje é GRATIDÃO!!!! Conforme o Evangelho segundo S. Mt 28:10, “Não tenham medo! Ide… Nós iremos, confiados nessa Palavra de Jesus Cristo, e sem medo, continuaremos a caminhada, com os pés firmes no chão e os olhos fixos no SENHOR!!!”
Dando continuidade ao seu sermão, falou sobre o dia Internacional da Mulher:
“Refletindo o texto de Gn. 2:22-23ª, que simbolicamente diz: “E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e levou-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne;”
Vejamos, então, o propósito de Deus na criação da mulher:
• Deus não tirou a mulher da cabeça do homem, para que não estivesse acima deste! Com sabedoria superior.
• Não tirou do peito do homem, para que não estivesse a sua frente.
• Não tirou das costas, para não ficar atras do homem.
• Não tirou dos pés para não ser pisoteada.
• Tirou da costela para viver ao LADO do homem!
Ser dos mesmos ossos e da mesma carne, mostra que o propósito de Deus, foi a IGUALDADE, o equilíbrio entre homens e mulheres!
Mas a realidade não seguiu o propósito Divino, quando lembremos a memória de:
• Eva, que levou a culpa calada;
• Agar, a serva usada e depois expulsa de casa com seu filho pequeno;
• Lia, que rejeitada pelo marido, só foi valorizada pela sua fertilidade;
• Diná, a filha de Lia que fora estuprada;
• A filha de Jefté, sacrificada em holocausto por causa de uma promessa de seu pai inconsequente;
• Maria, que grávida, precisou de um anjo para convencer José a não fugir;
• A mulher, que só não foi apedrejada porque Jesus a defendeu;
• Maria Madalena, Joana e Maria, foram ignoradas, ou taxadas de mentirosas, porque afirmaram que o túmulo de Jesus estava vazio;
• Sara, Raquel, Ana, que sofriam porque eram estéril;
• As 129 mulheres operárias, queimadas por lutar por direitos;Felizmente o mundo avançou bastante em direção a dignidade, justiça, a igualdade entre homens e mulheres. Mas ainda acontece de mulheres sofrer críticas pelo posto que ocupam, pela roupa que usam, pela evangelização que realizam, etc… Isso faz com que gere uma competição entre gêneros, quando que a Divina vontade é que homens e mulheres se completem!Jesus Cristo responde a esse comportamento do mundo em S. Mt. 28:10 “ Não temais; ide, e dizei a meus irmãos que se dirijam à Galileia, e lá me verão.” Numa época em que mulheres não tinha o direito de testemunhar num tribunal…A missão de levar aos homens a notícia mais importante do mundo, a Ressurreição, foi delegada por Jesus, a uma mulher! Com isso encerra-se todos os questionamentos!”
Este foi um trecho das belas palavras que Reverenda Isabel nos trouxe na celebração de 35 anos da Diocese Anglicana de Pelotas.