Data: 07/03/2013
A Catedral do Redentor – Diocese Anglicana de Pelotas – recebeu cerca de 150 pessoas, na noite de 1 de março, durante celebração ecumênica do Dia Mundial de Oração, cuja liturgia deste ano foi preparada pelas mulheres da França, sob o tema “Era forasteiro e me hospedaste.” A pregadora, professora Gisela Bonow Munchow, da Comunidade São João – Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil – buscou inspiração no livro de Apocalipse, no texto “eis que estou à porta e bato, se alguém abrir a porta entrarei e cearei com ele”. Segundo a pregadora nem sempre abrimos a porta do nosso coração para Cristo entrar, que se apresenta muitas vezes como forasteiro, pobre ou estrangeiro. E destacou a solidariedade e o compromisso com os excluídos como papel preponderante da Igreja de Cristo, que se revela muitas vezes como forasteiro, pobre e estrangeiro.
O coral Eunice Lamego, da Catedral do Redentor e o Instrumental Ciranda, da Associação Amar: Criança e Família, deram um colorido especial à celebração.
Implantado em 1980 o Movimento do Dia Mundial de Oração é integrado por representantes das igrejas Católica Romana, luterana (IECLB) e Anglicana e reúne-se mensalmente em comunidades diferentes, valorizando o espírito ecumênico e respeitando a diversidade religiosa, buscando viver o ensino de Evangelho: “Em Cristo Somos Um”.
Na congregação estavam clérigos da Igreja Anglicana, Luterana e Católica Romana e no final proferiram a bênção segundo o Livro de Oração Comum da Igreja Anglicana: “Que o amor de Deus nos uma; a alegria de Deus nos inspire; a paz de Deus nos envolva; a coragem de Deus nos sustente; e a bênção de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.”
A coleta levantada nas diferentes celebrações em todo o Brasil será destinada a três instituições de caráter social: Associação Amar: Criança e Família (Pelotas), RS, ADL – Associação Diacônica Luterana – Serra Pelada, ES, e Hospital – Instituição Bethesda – Pirabeiraba, Joinvile, SC.