logoieab

IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL

Curso de Resiliência

A Aliança Anglicana e o Desenvolvimento e Alívio Episcopal [Episcopal Relief & Development] Expandem as Capacidades em Desastres e Resiliência através do Curso de Resiliência

Comunicado de Imprensa

19 de Maio de 2021

A Aliança Anglicana e o Desenvolvimento e Alívio Episcopal [Episcopal Relief & Development] criaram o Curso de Resiliência, uma troca de aprendizado cooperativo de um ano para aumentar a resiliência a desastres e a capacidade de resposta de congregações e dioceses ao redor da Comunhão Anglicana. Desde outubro de 2020, mais de 140 pessoas de 42 países, representando 23 Províncias, se inscreveram.

“Acreditamos que cultivar nossa capacidade de lidar com a resiliência e resposta a desastres equipará nossas igrejas para melhorar o acompanhamento às comunidades mais vulneráveis em nosso meio em tempos de crise”, disse Nagulan Nesiah, Secretário Sênior do Programa Resiliência a Desastres, Alívio e Desenvolvimento Episcopal.

O número de desastres influenciados pelo clima dobrou nos últimos 20 anos e inundações, furacões e outros eventos podem devastar comunidades. O Curso de Resiliência compartilha aprendizado, habilidades e melhores práticas para construir a resiliência da igreja e da comunidade e sua capacidade de responder a um desastre. É o resultado de três anos de colaboração, exploração e compartilhamento entre a Aliança Anglicana, o Desenvolvimento e Alívio Episcopal [Episcopal Relief & Development] e outras igrejas e agências anglicanas em toda a Comunhão.

“Fiz o Curso de Resiliência porque percebi que precisamos estar preparados, e não ser surpresos por eventos influenciados pelo clima, como inundações e incêndios … e até mesmo a pandemia COVID-19, que expôs nossas fraquezas e a necessidade da Igreja ser um agente de esperança”, disse Dilce Regina Paiva de Oliveira, do Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento (SADD), Brasil. “O ponto alto do Curso de Resiliência para mim foi reconhecer que, embora nossas culturas e geografia possam ser diferentes, muitos dos eventos que enfrentamos são os mesmos em todo o mundo.”

Cada sessão de duas horas do Curso de Resiliência tem um tema específico e consiste em uma reflexão bíblica e uma reflexão gravada seguida por uma discussão ao vivo na qual os/as participantes refletem juntos/as e aprendem uns/umas com os/as outros/as. O objetivo é desenvolver sua capacidade de responder e melhorar seu envolvimento com a comunidade. As sessões são facilitadas por 16 membros do corpo docente de todo o mundo. Cada mês há uma tarefa de casa (até uma hora por mês). O curso dura mais de um ano e é oferecido em seis idiomas, incluindo árabe, birmanês, inglês, francês, português e espanhol.

“Estudantes expressaram seu entusiasmo com a oportunidade de se envolver em português e se conectar com outros/as estudantes de Angola e do Brasil, bem como facilitadores de diferentes países – uma celebração da unidade na diversidade,” disse o Rt. Rev. Carlos Simão Matsinhe, da Diocese Anglicana de Lebombo, Moçambique. “Uma aventura no futuro, talvez, será incluir conteúdo de resiliência em nossa escola dominical e currículo de aula de catequese, para que tenhamos uma geração de jovens conscientes e prontos no que diz respeito à resiliência.”

Saiba mais sobre o Curso de Resiliência neste novo vídeo que apresenta participantes do piloto do Curso. O vídeo também está disponível em árabe, birmanês, francês, kiswahili, português, espanhol e tagalo. O curso será oferecido regularmente a partir de 2022. Mais informações estão disponíveis aqui.

“Reunir estudantes de uma ampla gama de países da Comunhão Anglicana possibilitou algumas conversas fantásticas sobre experiências e desafios no desenvolvimento da resiliência local e capacidade de resposta a desastres. Também aprendemos sobre as forças estruturais subjacentes que criam ou agravam desastres, o que nos capacita a falar sobre essas questões em nível global”, disse a Dra. Janice Proud, Gerente de Resiliência e Resposta a Desastres da Aliança Anglicana. “Muito parecido com os discípulos em Pentecostes, este vídeo celebra as muitas vozes e línguas de nossos/as alunos/as reunidos/as e o espírito do curso.”

Para expressar interesse em cursos futuros, por favor, envie e-mail para: anglicanalliance@anglicancommunion.org

Sobre a Aliança Anglicana

A Aliança Anglicana serve para conectar, equipar e inspirar a família anglicana mundial a trabalhar por um mundo livre de pobreza e injustiça e para salvaguardar a criação. Nossas cinco áreas de trabalho prioritárias em 2021 são: resposta e recuperação da Covid-19 que é justa, ecológica e reinventa nosso mundo; resiliência e resposta a desastres; meio ambiente e clima; migrantes, refugiados e tráfico de pessoas; jovens – meios de subsistência e desenvolvimento de recursos. Em todas essas áreas prioritárias, o trabalho da Aliança Anglicana é baseado em teologia, oração e estudo da Bíblia; com base no aproveitamento de recursos dados por Deus para a transformação da igreja e da comunidade; focado na construção da resiliência da comunidade e da Comunhão, fornecendo recursos para a incidência da igreja para desafiar estruturas injustas e estendendo e intermediando parcerias.

Sobre o Desenvolvimento e Alívio Episcopal [Episcopal Relief & Development]

Por 80 anos, o Desenvolvimento e Alívio Episcopal [Episcopal Relief & Development] tem trabalhado junto com apoiadores e parceiros para mudanças duradouras em todo o mundo. A cada ano, a organização proporciona vidas mais saudáveis e plenas para mais de 3 milhões de pessoas que lutam contra a fome, pobreza, desastres e doenças. Inspirado pelas palavras de Jesus em Mateus 25, o Desenvolvimento e Alívio Episcopal [Episcopal Relief & Development] aproveita a experiência e os recursos de anglicanos e outros parceiros para oferecer mudanças mensuráveis e sustentáveis em três áreas de programa de sua responsabilidade: Mulheres, Crianças e Clima.

Sinope Desenvolvimento Digital