Diocese Anglicana de Pelotas

Acolher e Servir – compromisso de missão

 


Clero e leigos da Diocese Anglicana de Pelotas, uma delegação de 47 pessoas, representando 12 paróquias e 9 missões, se reuniram em Concílio nos dias 30 de abril e 1 de maio, na Paróquia do Salvador, em Rio Grande. Acolher e servir – Compromisso de Missão , foi o tema escolhido, com inspiração bíblica na epístola aos Romanos 15,7: “Acolham-se uns aos outros , como Cristo acolheu vocês, para a glória de Deus .”

Na celebração de abertura o bispo diocesano leu sua Carta Pastoral dirigida ao povo diocesano, enfatizando que o concílio é uma oportunidade de avaliar a caminhada diocesana e um tempo de comunhão partilha e oração na perspectiva da missão. Destacou ainda o projeto Anglicanos em Missão e De Volta à Igreja. Lamentou, no entanto, a fraqueza na responsabilidade cristã, revelada pelo relatório estatístico. “Realidade que precisa ser mudada com certa urgência se queremos uma Igreja Missionária de verdade”, destacou Dom Renato. E acrescentou: “O povo precisa se comprometer mais. Abrir o coração, a mente. Alcançar a maturidade. Ser generoso.” Disse ainda que acredita numa Igreja com propósito. Propósito de capacitação do povo, serviço, justiça e preservação do ambiente. Lembrou o acúmulo do lixo, o descuido com as encostas e matas ciliares e o aquecimento global.

 

Organizados em quatro grupos, os delegados conciliares avaliaram as atividades das secretarias e comissões diocesanas, com base nos relatórios enviados antecipadamente às paróquias e missões para leitura e reflexão.

 

 

Este ano o concílio teve um novo formato. Dedicou maior tempo para reflexão sobre temas relacionados à missão: Anglicanos em Missão, Educação Cristã, Música e Liturgia, Cursilho e Estrutura a Serviço da Missão. Houve também um espaço maior para louvor, oração e meditação. Com destaque para música, sob a coordenação do Prof. João Carlos Gottinari que contou com a participação de Jorge Mota da Rosa, Carlos Augusto Mayer, Danilo da Silva Medeiros e as flautistas Andriara Pereira, Camila Siqueira e Jully Siqueira.

A presidência do concílio recebeu mensagens do bispo primaz Dom Mauricio Andrade, Dom Francisco Assis da Silva (Diocese Sul-Ocidental, Santa Maria), Rev. Artur Cavalcante (secretário geral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil) e do capítulo Cristo Redentor da Irmandade de Santo André (Catedral do Redentor). Também participou do concílio João Carlos Medeiros, representante da Diocese Companheira de Santa Maria que abordou o tema “A Estrutura a Serviço da Missão”.

Na celebração de encerramento, no domingo, às 15h, o Rev. Jarbas Correa Borges, que foi o pregador, enfatizou os desafios da missão no século 21, ponderando que a Igreja Anglicana precisa ser mais incisiva e corajosa, ter consciência de sua responsabilidade pastoral, com forte testemunho cristão.

Uma comissão local, sob a liderança do pároco, Rev. Eraldo Carvalho, cuidou da acolhida e hospedagem e no preparo das refeições.

A próxima reunião conciliar, em 2012, acontecerá na Paróquia do Divino Semeador, em Pelotas.

Fotos do Concílio a disposição no Espaço Multimídia – Galeria de Fotos e no álbum do Picasa: https://picasaweb.google.com/117418990352916075530/Concilio2011ParoquiaDoSalvadorRioGrande02#

Twitter Dapsul Youtube Dapsul

Diocese Anglicana de Pelotas

diocese@dapsul.com.br

53 3011.4323

Sinope Desenvolvimento Digital