Data: 18/03/2013
O Instituto Rev. Severo da Silva, Capão do Leão, acolheu nos dias 15 e 16 de março, o Curso de Verão promovido pelo Seminário Teológico Egmont Krischke (SETEK). Participaram 29 pessoas. A representação da Diocese Anglicana de Pelotas era oriunda da Catedral do Redentor e Paróquia da Santíssima Trindade, Pelotas; Salvador e Santo André, Canguçu; e Salvador, Rio Grande; havia representantes das missões São João Batista, Canguçu e São Francisco de Assis, Capão do Leão. As dioceses Sul-Ocidental (Santa Maria) e Meridional (Porto Alegre), enviaram respectivamente dois e um representantes.
Dom Humberto Maiztegui Gonçalves, reitor do SETEK, e a Revda. Cláudia Sarmento (Diocese Meridional) foram os assessores do curso, sob o tema “Pastoral da Acolhida”. O curso contemplou diferentes formas de labor pastoral na Igreja a partir da prática da acolhida, do ministério colaborativo e da missão de Deus. Dom Humberto abordou Clínica Pastoral, aconselhamento pastoral , bibliodrama e dinâmicas de retiro espiritual. O curso possibilitou ainda oficinas sobre clínica pastoral pessoal com ênfase na visitação e aconselhamento coletivo.
A Revda. Cláudia destacou em sua apresentação o diferencial da acolhida na Igreja. Segundo ela as pessoas esperam ser bem acolhidas e é muito importante orar por elas e visitá-las. E preciso ter consciência de que acolher é servir.
Em abril, dias 5 e 6, a Diocese Anglicana de Pelotas receberá Dom Orlando Santos de Oliveira, professor do SETEK que ministrará a primeira etapa do curso de Liturgia. A segunda etapa está prevista para o mês de setembro. As inscrições estão abertas. Vagas limitadas.