Data: 12/12/2012
A Catedral da Santíssima Trindade – Catedral Nacional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil -, em Porto Alegre, no dia 9 de dezembro, ficou lotada para acompanhar a cerimônia de sagração ao episcopado do Rev. Humberto Eugênio Maiztegui Gonçalves, 48 anos, casado, pai de dois filhos e reitor do SETEK (Seminário Teológico Egmont Krieschke). Além do Primaz, Dom Mauricio Andrade, que foi o bispo sagrante, vários outros bispos estavam também presentes, inclusive Dom Miguel Tamayo e Dom Gilberto Porcal, da Diocese Anglicana do Uruguai. Participaram ainda clérigos de seis dioceses brasileiras e mais a Revda Anésia Nascimento de Jesus, colega de Seminário do novo bispo, que veio da Inglaterra para a cerimônia de sagração. A deã da Catedral de Santa Maria, de Belém, Pará, Revda. Carmen Etel Alves Gomes, foi a pregadora.
A Docese de Pelotas esteve representada pelo bispo diocesano Dom Renato Raatz, acompanhado de três clérigos: rev. Edison Mattos, rev. Paulo Fernando e reva. Neusa Mara Valério e leigos de várias paróquias, num total de 15 pessoas. Um momento ímpar, emocionante e significativo para a Igreja. Todos ficaram impressionados com a liturgia, o ato de sagração em si e a beleza da cerimônia. Além da organista Suzana Prado, três corais tomaram parte na condução do canto.
Dom Humberto tem agora o desafio de partilhar com a igreja seu ministério episcopal temperado com o condimento das Santas Escrituras, onde procurou fazer sua especialização, com o propósito de ensinar e servir. O novo bispo terá um tempo de preparação e expectativa antes de assumir plenamente sua função, pois Dom Orlando Santos de Oliveira, continua á frente da Diocese Meridional, até os primeiros dias de maio de 2013, quando acontece o Concílio regular, durante o qual Dom Humberto será instituído bispo diocesano, em cerimônia na Catedral da Santíssima Trindade, na capital gaúcha.