Data: 28/06/2024
Neste texto bíblico, do evangelista Marcos, dois acontecimentos no caminho de Jesus marcariam a sua missão, e nos dariam uma das maiores lições de humildade e de misericórdia, por parte de Jesus o Nazareno: A filha morta de Jairo e a mulher com hemorragia.
O que vale destacar aqui é o número doze (a menina com doze anos e a mulher que sofria a doze anos). Afinal, qual o significado desta numeração doze, nesta trama da história? Foram doze os escolhidos, todos feridos, mas resgatados pela infinita misericórdia do pai. Não importa a hemorragia ou a morte, que venham para nos separar do Amor de Deus. Sua ternura abraça toda criatura. “Não tenham medo; apenas Fé” (Mc 5,36b). Estas foram as palavras de Jesus ao pai que acabara de perder a sua filha para a irmã morte. Neste momento, o que parecia impossível, se tornou o possível aos olhos de Deus. “Talita cúmi”, que quer dizer: “Menina, eu lhe digo, levante-se!”(Mc 5,41b). Esta ordem é dada também a você neste momento, levante-se do seu orgulho, das suas lepras e de tudo aquilo que te impede de ser feliz. Que o “Talita cúmi”, se faça realidade na tua vida e na tua missão. E o que falar do encontro de Jesus com a mulher, que sofria de hemorragia a doze anos? Imagine a cena, que coisa horrível e desumana. Belo é esta mulher, que não tem nome, ter encontrado o médico dos médicos em seu caminho “Aproximou-se de Jesus por trás e tocou a roupa dele”(Mc 5,27b). O mais significativo de tudo isto foram as palavras ditas de Jesus a mulher: “ Minha filha, sua fé curou você. Vá em paz e fique curada dessa doença” (Mc 5, 34).
Desde encontro de feridas com a esperança do caminho, o Milagre aconteceu. Cabe ressaltar, que ambas são mulheres em idades diferentes. Me pergunto por que mulheres. Porque elas são a “força em pessoa”, são as únicas que podem carregar em seu ventre o sacerdócio de gerar vidas. Não importa a tempestade ou a hemorragia, a vida vai sempre prevalecer, por mais que, às vezes, tenhamos perdido a Fé durante o nosso caminhar, aí chega Jesus e diz: “Não Tenha Medo” ou “Vá em paz e fique curada dessa doença”.
Que a lição deste encontro te ajude a ter uma certeza, o médico do caminho e das almas, está ao teu lado. Então, bora caminhar, para que o Milagre possa acontecer.
Por Felipe Oliveira Perez