FRATERNIDADE FRANCISCLARIANA

Data: 15/04/2024

Terceira Sociedade de São Francisco – TSSF –Brasil

 “Francisco, vai  e reconstrói a minha Igreja, que como vês, está em ruina”

Paz e Bem.

Nossa origem no Brasil

               No Brasil, a Ordem de São Francisco foi sendo imaginada no Recife no ano de 1998 com a reunião de pessoas que sentiam o chamado a viver a espiritualidade franciscana na Diocese do Recife, que passaram a se reunir discutindo o que poderia ser feito. Ao mesmo tempo, sem que os do Recife soubessem, o Rev. Cesar Alves (hoje bispo) de São Paulo estava em comunicação com os frades Irmãos da Primeira Ordem da Sociedade de São Francisco. Pouco tempo depois, o Rev. Cesar passou um tempo com os frades ingleses em Hilfield. Ambos os passos progrediram, e depois em conjunto, foi fundada em 1999 a Ordem de São Francisco, tendo como Bispo Protetor o então Bispo Primaz da IEAB D. Glauco Soares, canonicamente reconhecida nas dioceses de São Paulo e do Recife, de vivermos a espiritualidade franciscana dentro da IEAB e da Comunhão Anglicana.   

            Logo começou um sentimento de que a Ordem brasileira deveria se ligar à Ordem Franciscana já existente na Comunhão Anglicana, dentro do espírito de pertença e de obediência. Os ingleses então, por questão geográfica, sugeriram que os brasileiros se comunicassem com a então Província Americana. Foi redigido um documento de acordo no ano de 2003 e ratificado posteriormente em 2005, aprovado no Capítulo Provincial, que comprova a incorporação da Ordem de São Francisco através de seus membros, à Sociedade de São Francisco, com membros na Primeira e na Terceira Ordem.  

Em 2006, no Capítulo Inter Provincial (mundial) da Terceira Ordem SSF (IPTOC), em Cantuária, Inglaterra, foi oficialmente aceita a incorporação da OSF e a criação da Região do Brasil da TSSF e da SSF (Primeira e Terceira Ordens). Somos fruto deste sonho, nascido simultaneamente em São Paulo e no Recife, e dai espalhado em todo o país, hoje canonicamente reconhecida também nas dioceses Meridional, Diocese do Rio de Janeiro, Diocese do Paraná, Diocese do Amazonas, Diocese Sul Ocidental e Diocese Anglicana de Pelotas.

                 Cada ramo provincial da nossa família da Terceira Ordem desenvolveu um estilo regional próprio, contudo, mantendo muitas semelhanças. A mesma regra (que contém os Princípios, a Constituição e a Ordem das Admissões) se aplica a todos. A Regra da Terceira Ordem é a base da nossa vida em comunidade e é a expressão de nossa herança e visão da vida franciscana. Por fim, os Princípios, em conjunto com a Regra Pessoal de Vida, são o foco do compromisso e renovação para todos os terciários.

                        Na Diocese Anglicana de Pelotas, a TSSF é constituída por Reverendo Antônio Terto Lima, Reverenda Maria Isabel Rodrigues, Reverendo Ariano Bandeira, Ministra Leiga Vitória das Graças Rodrigues, Ministro Leigo Leonardo Rafael Zaromski e Secretária Episcopal Bruna Sigales.