Fé, Esperança e Amor-caridade (I Cor 13:13)

Data: 14/06/2024

Mensagem semanal nº 31. As mensagens semanais que eram publicadas no Jornal da cidade de Pelotas Diário Popular, que após 133 anos encerrou suas atividades, estarão sendo publicadas em nossas redes sociais e em nosso site Oficial.

Nos dias de hoje em meio a tantas dificuldades e calamidades, podemos pensar: Existe esperança? É possível acreditar que tempos melhores virão? Algumas pessoas podem confundir a esperança com o ato de ficar inerte, anestesiado ou acomodado com tudo aquilo que acontece e que se não fizermos nada, tudo irá mudar.

Esperança é um ato de compromisso com tudo que temos, somos e fazemos. Podemos dizer que somos capazes de gerar esperança, esperançar, uma ação consciente, individual, mas que chama para construir no e através do coletivo, afinal somos pessoas que existimos para estarmos em comunhão.

A esperança não pode andar sozinha, por isso que na Escritura encontramos ela andando de mãos dadas com o amor e a fé. O amor-caridade é sinal também do nosso compromisso com tudo aquilo que nós queremos que aconteça para o bem de todos e para o melhor de todas pessoas que estão aqui neste mundo.

A fé é o grande dom de acreditar em Deus que se manifestou em Jesus, nos deixou a Ruah Divina e que nos chama também a acreditarmos que a humanidade será capaz de trilhar um caminho que não seja excludente, mas que acolha tantas realidades esquecidas e marginalizadas por tantas situações e instituições que deveriam gerar esperança para o resgate e a volta de tomada de consciência daquilo que temos de tão importante e que muitas vezes nós esquecemos, não somos seres para o isolamento e egoísmo.

O amor-caridade é a realidade de estarmos juntos com aqueles que precisam de algo, um abraço fraterno, uma palavra de incentivo, uma prece, um tempo doado, um alimento, um agasalho, um estar na realidade da pessoa que sofre e angustiantemente suplica por ajuda. Amor-caridade é sinal de doação e entrega, assim como o Mestre entregou-se por nós e continuar através de nosso testemunho a entregar-se nos clamores daqueles que tanto esperam.

Quando olhamos para uma cruz, lembramos que ela pode ser sinal de que acreditamos que a morte não é o fim e que o Senhor Ressuscitado nos garante uma nova vida, mas que para passarmos desta realidade para a eternidade, a nossa fé foi o caminho que trilhamos através do nosso compromisso evangélico com Cristo.

A esperança nos impulsiona a seguirmos sempre caminhando com os pés no chão, mas comprometidos com todos aqueles que estão ao nosso redor, pois os outros também caminham conosco, por vezes somos força e noutras vezes somos nutridos por eles. O amor-caridade é capaz de transformar nossos corações e vidas, mostrar ao mundo que é possível entregar-se para a concretização do Evangelho onde esperançar é sinal de mudança.

Oremos para que a força da fé nos guie, o amor-caridade nos sustente e que a esperança em Cristo sempre nos ampare!